Saturday, January 07, 2006

Na rota dos Impressionistas







Legenda fotos (de cima para baixo, da esquerda para a direita) : A Igreja de Auvers-sur-Oise, obra pintada por Van Gogh em junho de 1890 / O retrato do Dr. Gachet / Quarto de Vang Gogh / Casa onde Van Gogh recebia os amigos, nos fundos do hotel Ravoux / Igreja de Auvers-sur Oise / Paisagem de Auvers-sur-Oise

Situada a 30 km de Paris, Auvers-sur-Oise foi o berço de vários pintores do movimento impressionista. De Van Gogh à Pissaro, passando por Cézanne e Daubigny, essa pequena cidade de ares medievais, guarda ainda os traços dos impressionistas do fim do século XIX.



Andar pelas ruas de Auvers-sur-Oise é uma viagem no tempo. Construída na Idade Média, a cidade guarda construções que datam do século XV, como o “manoir de colombières” que abriga hoje o ofício de turismo e o museu de Daubigny, um dos precursores do movimento impressionista. A paisagem natural, que se extende ao longo das margens do rio Oise, também inspirou os pintores que viveram ou passaram pela cidade. Nao é à toa que a região à qual pertence Auvers recebeu o nome de “Communes de la Valée de l’Oise et des Impressionistes” (Munícipios do Vale do Oise e dos Impressionistas)


Apesar da beleza natural e da riqueza arquitêtonica, a fama da cidade se deve ao pintor holandês Vincent Van Gogh, que viveu ali os três últimos meses de sua vida. Durante esse período, Van Gogh pintou mais de 70 quadros, entre eles alguns de seus mais famosos, como “A Igreja de Auvers-sur-Oise”, de 1890, representada sob um céu azul turqueza, obra exposta atualmente no museu d’Orsay, em Paris. Ou ainda, o célebre retrato do Dr. Gachet, que se ocupou de Vang Gogh até a sua morte. Por isso, não se assustem se caminhando pela cidade vocês tiverem uma impressão de “déjà vu”.


Além de descobrir as paisagens e construções originais que isnpiraram o pintor, vale a pena também visitar o “Auberge Ravoux” rebatizado Casa de Vang Gogh. Foi nesse antigo hotel que o pintor viveu os três ultimos meses de sua vida. O quarto onde Van Gogh morreu depois de sua tentativa de suícidio conserva o mesmo aspecto da época. Tanto Vincent Van Gogh como seu irmão, Teo Van Gogh, estão enterrados no cimitério de Auvers-sur-Oise.


A visita não é, claro, em sentido único. O público é livre para escolher se se limita unicamente à Van Gogh ou se descobre o resto de Auvers-sur-Oise, mais tranquilto e rural.

No comments: